terça-feira, 31 de maio de 2011

Noções de Protocolo

 Nos contatos de negócios, algumas regrinhas são essenciais.
a) Cumprimentos: nos negócios, homens e mulheres cumprimentam-se com um aperto de mão. É comum, entre homens, o abraço e entre mulheres (amigas) um beijo no rosto.
b) Negociação: as relações familiares, a religião, a lealdade são conceitos fundamentais na nossa cultura, e devemos levar em consideração esses detalhes ao negociar. É necessário ter muita paciência nos relacionamentos profissionais. É mais valorizado quem se conhece, do que aquilo que se conhece. O poder de argumentação e a diversidade de linguagem escolhida são usados e apreciados. Apreciam que se mantenha contato visual ao comunicar. O espaço pessoal entre interlocutores é reduzido.
c) Língua: atenção especial à língua em que se vai negociar, fato pelo qual é interessante treinar algumas frases. É simpático ter cartões de visita traduzidos.
d) Pontualidade: é esperado que os estrangeiros compareçam dentro do horário aos compromissos.
e) Vestuário: o estilo predominante (em trabalho) é conservador, porém a palavra de ordem é moderação e não formalidade.
f) Refeições: é comum que surjam convites para almoçar num Restaurante. Deve evitar comprar alimentos na rua e não deve comer e andar na rua ao mesmo tempo, pois é considerado ofensivo(deselegante).
Tal como em tantas outras culturas, evite abordar, ao conversar, o tema da política, guerra, religião ou das drogas.

Agora que já sabe os pontos fortes dos relacionamentos comerciais, vá à luta!
Marque uma reunião e pratique!

Até a próxima!
Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo!
Seus comentários serão nossa mola mestra para desenvolver assuntos da sua preferência!
Participe! Comente!
Obrigada pela visita!